A realização da cirurgia bariátrica (gastroplastia) resultará em uma absorção menor de algumas vitaminas devido alteração anatômica do estômago e do intestino proximal. A deficiência de vitaminas e minerais após a cirurgia bariátrica pode causar alterações neurológicas, dermatológicas, por exemplo, na pele, nos cabelos, nas unhas e óssea. Por isso é muito importante a suplementação de vitaminas, cálcio e ferro por um longo período após a redução de estômago. Em alguns casos ainda será necessária pela vida toda.
Entre as substâncias que deverão ser tomadas estão as: Vitamina A, Vitamina D (Colecalciferol), Vitamina E, Vitamina B1 (Tiamina) e Vitamina B12 (Cobalamina), além de cálcio, ferro e ácido fólico. As quantidades e os tipos de suplemento a serem ingeridos após a cirurgia bariátrica dependem muito de pessoa para pessoa e do tipo de cirurgia realizada. Após o primeiro ano da cirurgia de redução de estômago a suplementação passa a depender do tipo de dieta e da capacidade do organismo do paciente em se adaptar ao novo sistema digestivo.
Por meio de exames periódicos, o médico (Cirurgião bariátrico) e nutricionista podem acompanhar os níveis de ferro, ácido fólico, cálcio, vitamina D e vitamina B12, por exemplo, e verificar a real necessidade da suplementação. Existem deficiências que só se manifestam depois de anos de cirurgia, como a deficiência de ferro, desta forma o compromisso do paciente e da equipe (cirurgião bariátrico e nutricionista) com o acompanhamento a longo prazo e com a suplementação para compensar as deficiências é vital.
Os pacientes jamais devem esquecer que, por meio de uma boa alimentação, equilibrada e rica em minerais e vitaminas, é possível minimizar a necessidade da suplementação após a cirurgia bariátrica.
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend