Para que serve a Vitamina A e em quais alimentos podemos encontra-la após a cirurgia bariátrica.

Vitamina A após cirurgia bariátrica

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel e ocorre sob duas formas principais na natureza: quando encontrada em fontes animais é denominada retinol e quando encontrada em fontes vegetais é denominada carotenoide, uma provitamina. O carotenóide é mais conhecido como beta-caroteno, um precursor da vitamina A ou “provitamina A”.

A vitamina A tem algumas funções no corpo humano:

Protege a córnea, parte transparente do olho, sendo essencial para o bom funcionamento dos olhos; permitir o crescimento do feto, sendo essencial para as mulheres grávidas; e participa na defesa do organismo, ajudando a manter úmida e saudável as mucosas (revestimento interno do nariz, da garganta, da boca, dos olhos, do estômago), fazendo proteção contra as infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias, permitindo uma recuperação mais rápida.

A deficiência da vitamina A após a cirurgia bariátrica pode gerar dificuldades para enxergar em lugares com pouca luz (cegueira noturna), causar alterações oculares levando até mesmo à cegueira total, pode, também, levar a um aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarréia e infecções respiratórias. Além disso, a sua deficiência pode levar a Infecções frequentes, pois a falta de Vitamina A após a cirurgia bariátrica reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças, pode causar a diminuição dos glóbulos vermelhos e, também, pode influenciar na formação de cálculo renal, pois descobriu- se que a vitamina A reveste as vias urinárias evitando a formação de cálculos futuros.

O corpo humano não produz vitamina A, portanto a quantia que precisamos deve provir de alimentos como abacate, abóbora, acelga, batata-doce, brócolis, caju, cenoura, couve, escarola, espinafre, fígado, goiaba, leite, mandioquinha, mamão, manga, manteiga, maçã, melão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovos, pêssego, sardinha, agrião, tomate, pimentão vermelho e damasco. Dentre esses, destacamos a cenoura e a abóbora como excelentes fonte de beta-caroteno e fígado e  peixes, tais como: atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão e tainha, como fonte de retinol

Cada ser humano precisa de 5000 UI de vitamina A por dia, o que pode ser conseguido com a ingestão diária de porções de mais ou menos 100 gramas de alimentos ricos em vitamina A.

Após a cirurgia de redução de estômago, deve-se ter cuidado em ingerir doses elevadas de vitamina A de origem sintética, isso pode causar intoxicações.

Deve ser realizado um monitoramento anual de nutrientes lipossolúveis em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica (gastroplastia) após procedimentos disabsortivos, como o bypass gástrico em Y de Roux (Fobi-Capella) ou a derivação bilio-pancreática. Tem sido sugerida a recomendação de 50.000 UI de vitamina A a cada duas semanas para corrigir a maioria dos casos de sua deficiência, porém as dosagens utilizadas para o tratamento da deficiência de vitamina A após a gastroplastia variam de acordo com os sinais e os sintomas presentes.

google.com/+DrThalesDelmondesGalvãoSãoPaulo