Principais diferenças entre os tipos de cirurgia bariátrica

Tipos de Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica (gastroplastia) é um procedimento cirúrgico que tem por função ajudar o paciente que tem obesidade mórbida a perder uma importante quantidade de peso que pode estar associada a outras doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, problemas ortopédicos e apneia do sono. Os tipos de cirurgia que são realizadas atualmente no Brasil e aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica (SBCBM) são quatro: Banda Gástrica Ajustável (BGA)Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy)Bypass Gástico em Y de Roux ou Fobi Capella, e a Derivação Biliopancreática.

Banda Gástrica Ajustável (BGA) é o procedimento onde não há corte no estômago, uma cinta é colocada na parte superior do estômago. Como esta banda ou cinta dificulta a passagem do alimento, o paciente não consegue comer muito. A perda de peso geralmente fica em 20% a 30% do peso inicial.

Na Gastrectomia Vertical ou Sleeve Gastrectomy, o estômago é reduzido em torno de 70% do seu tamanho. Ele é transformado em um tubo. Nesta cirurgia, a maior parte do estômago é retirada e é essa parte retirada a principal produtora da Grelina, conhecida como o hormônio da fome, sendo mais um mecanismo para contribuir na perda de peso. O intestino é mantido intacto, e os nutrientes são absorvidos normalmente. O paciente perde cerda de 30 a 40% do peso inicial.

O procedimento Bypass Gástrico em Y de Roux ou Fobi Capella é o mais utilizado no país hoje em dia. Perde-se em torno de 40% do peso inicial, pois duas técnicas se associam: a restrição do consumo de alimentos e desvio intestinal (conhecido como desabsorção).
Através de um aparelho, grampeador, o estômago é grampeado e cortado, sendo dividido em duas partes. A menor porção do estômago, por onde continua passando o alimento é unida ao intestino após o seu desvio. A parte maior, também denominada estômago excluso, continua com aterias, veias, nervos, por isso não necrosa nem morre, mas deixa de receber e armazenar o alimento. Mas continua produzindo suco gástrico.

No Bypass gástrico em Y de Roux também é feito um desvio do intestino, que toma a forma de um Y, por isso seu nome, sedo uma de suas extremidades superiores grampeada ao novo estômago como explicamos acima e a outra extremidade superior continua ligada ao estômago excluso.

No procedimento de Derivação Biliopancreática Duodenal Switch, são utilizadas as técnicas de restrição e disabsorção. Além de diminuir o tamanho do estômago para uns 200 ml, boa parte do intestino é desviada. É a cirurgia bariátrica que mais faz perder peso.

Todas essas cirurgias citadas acima são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Para recorrer a qualquer uma delas é necessário realizar uma bateria de exames, e só assim o cirurgião gástrico poderá indicar qual a melhor opção para cada paciente. É aconselhável seguir todas as recomendações antes de iniciar qualquer um dos procedimentos explicados acima.

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend