Quais as consequências da deficiência de vitamina B1 ou tiamina após cirurgia bariátrica e como fazer para evitar.

Vitamina B1 após cirurgia bariátrica

A vitamina B1, ou tiamina, pertencente ao conjunto de vitaminas denominado complexo B, é importante e necessária para manter o funcionamento do sistema nervoso (cérebro e nervos), músculo e coração e participa da cadeia de reações que fornece energia ao corpo.

A ausência da Vitamina B1 no organismo após a cirurgia de redução de estômago pode causar uma doença conhecida como Beribéri, uma doença debilitante e potencialmente fatal.

Quando apresentamos algum déficit da Vitamina B1 ou Tiamina após a cirurgia bariátrica, os sintomas são: perda da memória, irritabilidade, cansaço, mal-estar abdominal, falta de apetite e, em alguns casos, aumento dos batimentos cardíacos.

Os fatores de risco mais comuns associados à deficiência de Vitamina B1 ou tiamina  para pacientes submetidos a cirurgia bariátrica (gastroplastia) são: náuseas e vômitos por tempo prolongado, grande percentual de perda de peso, a não adesão ao acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, a redução de albumina e transferrina, alcoolismo e a presença de complicações pós-operatórias.

As principais fontes de Vitamina B1 ou tiamina são: carnes, principalmente a de porco; cereais integrais; legumes; verduras amargas; oleaginosas tais como nozes, amendoim e castanha do Pará; lentilha; feijão; soja; gema de ovo; fígado; coração; presunto e levedo de cerveja.

Como a maioria dos alimentos contém pouca quantidades de Vitamina B1 ou tiamina, ela pode ser encontrada também em alimentos “enriquecidos”, como pães e cereais.

Á deficiência de Vitamina B1 ou tiamina após cirurgia bariátrica tem sido tratada juntamente a outras vitaminas do complexo-B e magnésio, para obter uma melhor absorção de tiamina e adequada função neurológica.

google.com/+DrThalesDelmondesGalvãoSãoPaulo