Porque dosar a Vitamina D (Colecalciferol) antes e após a cirurgia bariátrica (gastroplastia)?

Vitamina D após cirurgia bariátrica

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que pode ser encontrada sob duas formas: vitamina D2 (calciferol) e vitamina D3 (colecalciferol).

A deficiência de vitamina D tem sido relatada antes e após a cirurgia bariátrica em mais da metade dos pacientes e isso pode causar dores musculares, fadiga e, também, osteomalácia (enfraquecimento dos ossos). Em crianças a deficiência da vitamina D causa o raquitismo (deformação dos ossos nos membros inferiores).

O consumo de alimentos ricos em vitamina D ajuda o organismo a absorver o cálcio, tão importante para o fortalecimento dos ossos e dentes, diminui os riscos de ocorrência de osteoporose, doenças cardíacas, e, também, ajuda a emagrecer.

Para mantermos os níveis ideais de vitamina D em nosso organismo precisamos começar com caminhadas ao sol sem uso de protetores solares, por isso, para não nos expormos, desnecessariamente, aos danos que os raios solares podem causar à nossa pele, recomendamos que essa caminhada ocorra nos horários mais adequados, entre o alvorecer e as nove da manhã ou, então, ao final da tarde, depois das quatro horas e antes do anoitecer.

As caminhadas, ou corridas, devem ser, preferencialmente, diárias e de, no mínimo, 20 minutos, mas uma boa caminhada aos finais de semana já ajuda bastante. Use roupas confortáveis, um short, uma camiseta sem mangas e um tênis adequado para caminhar.  Os parques arborizados, as praias ou locais sem o trânsito de automóveis, são ideais para tais caminhadas, mas, se isso é impossível, caminhe na calçada da sua rua, mas caminhe ao sol.

Tomar sol é o muito importante para que possamos fixar a vitamina D no organismo, além disso, existem alimentos que devem ser ingeridos regularmente para que possamos manter os níveis adequados de vitamina D. Ela pode ser encontrada no atum fresco, sardinha fresca, sardinha enlatada, manteiga, cogumelos, leite, gema de ovo, fígado de boi, iogurte, etc.

Como a vitamina D é muito importante para o metabolismo ósseo, é necessário que se faça a dosagem dela para sabermos se necessitamos fazer a sua suplementação. Após a cirurgia bariátrica é sugerido iniciar a suplementação com 2.000 UI/dia de vitamina D, de preferência na forma de vitamina D3 (colecalciferol).  Alguns medicamentos com Vitamia D (colecalciferol) podem ser indicados pela nutricionista ou pelo cirurgião bariátrico, tais como: Addera D3, Depura, Ad-til etc. A Vitamina D estas presente na maioria dos polivitamínicos como Materna, Centrum, etc., mas em baixa quantidade.

Converse com seu médico bariátrico ou nutricionista para que não haja nenhuma dúvida em relação à suplementação, a orientação do profissional será essencial.

Para dosar a Vitamina D, pode ser pedido o exame laboratorial das seguintes formas: Hidrox D 25, Vitamina D 25-hidroxi, 25-OH vitamina D ou calcidiol 25- hidroxicolecalciferol.

Os valores de referência para a Vitamina D são de 30 a 100 mg/mL.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend