As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) se caracterizam por serem solúveis em gorduras e pela absorção pelo intestino. As vitaminas A, D, K são armazenadas no fígado, já a vitamina E é distribuída para todos os tecidos de gordura do corpo. Como no período pós-operatório ocorrem alterações fisiológicas, algumas deficiências nutricionais podem surgir por conta da ausência desses nutrientes. Luciana Z. Coppini, consultora nutricional e especialista em cirurgia do aparelho digestivo, adverte que as vitaminas A e E têm alto potencial antioxidante e, se não forem devidamente repostas, podem contribuir para um envelhecimento precoce e o surgimento de doenças.
As dietas ricas em gordura (acima de 30% do valor calórico total ingerido) estão associadas com a diminuição da ingestão de vitaminas A, C e ácido fólico. O aumento do consumo de bebidas adoçadas está associado com menor consumo de leite e, portanto, cálcio e vitamina D.
“As vitaminas e minerais são essenciais para a regulagem do peso. Inclui apetite, fome, absorção de nutrientes, taxa metabólica, metabolismo de carboidratos e gorduras, funcionamento da tireoide e rins, armazenamento de energia, homeostase glicêmica, boa memória, etc”, diz Luciana Coppini. A especialista ressalta ainda que, diante disso, a quantidade adequada de micronutrientes presentes no organismo não é apenas importante para a saúde, mas também para o processo de perda e manutenção de peso a longo prazo.
Os sintomas de deficiência de micronutrientes são geralmente inespecíficos, em alguns casos o exame físico pode não ser confiável para o diagnóstico precoce sem que haja uma confirmação laboratorial. Assim, sinais clínicos específicos da ausência de nutrientes só são percebidos na fase mais evoluída da deficiência.
Portanto, é muito importante o acompanhamento nutricional frequente da equipe multidisciplinar, principalmente com o nutricionista para que possa ser realizado o diagnóstico preciso de possíveis deficiências nutricionais.
*Luciana Z.Coppini é consultora nutricional e especialista em cirurgia do aparelho digestivo. Contato: www.lucianacoppini.com.br
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend