Complicações após Cirurgia para redução do estômago

Complicações após Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica (gastroplastia) é um procedimento complexo, mas seguro. Porém, seu pós-operatório envolve riscos para os quais o paciente deve ficar atento. Cada técnica utilizada traz uma perda de peso diferente e demanda cuidados específicos. Para relembrar os tipos de cirurgia bariátrica é só clicar aqui.

Uma das dúvidas recorrentes às pessoas que farão, ou já fizeram, a cirurgia para redução do estômago, diz respeito às complicações que podem ocorrer após a operação.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que os índices de mortalidade neste tipo de procedimento são muito baixos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) o índice de mortalidade na cirurgia por videolaparoscopia é de 0,23%, o que, segundo a entidade, está abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso da cirurgia aberta (laparotomia), esse número é de 0,8% a 1%.

Dentre os países que realizam esse tipo de cirurgia, a cada dia, o Brasil tem se firmado mundialmente entre os melhores centros de referência. O que é mais um ponto positivo para os pacientes que fazem a cirurgia de redução do estômago no país.

Porém, para esclarecer sobre as principais complicações que preocupam os pacientes, elaboramos uma série de artigos falando de cada uma das complicações, que serão publicados no decorrer das próximas semanas. Acompanhe.