Complicações após a cirurgia bariátrica

Thales_2

O artigo de hoje reúne as principais complicações possíveis após a realização da cirurgia para redução do estômago (gastroplastia). Um procedimento complexo, mas seguro. É importante lembrar ao paciente que cada técnica utilizada traz uma perda de peso diferente e demanda cuidados específicos. Para relembrar os tipos de cirurgia bariátrica é só clicar aqui.

Como já foi dito em outro artigo do site, é importante esclarecer que os índices de mortalidade neste tipo de procedimento são muito baixos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) o índice de mortalidade na cirurgia por videolaparoscopia é de 0,23%, o que, segundo a entidade, está abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso da cirurgia aberta (laparotomia), esse número é de 0,8% a 1%.

Dentre os países que realizam esse tipo de cirurgia, a cada dia, o Brasil tem se firmado mundialmente entre os melhores centros de referência. O que é mais um ponto positivo para os pacientes que fazem a cirurgia de redução do estômago no país.

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre cada uma delas.

Fístula
Estenose da gastro entero anastomose
Trombose venosa profunda (TVP)
Hipoglicemia
Hérnias internas
Infecção da ferida cirúrgica
Ulcera gástrica
Atelectasia pulmonar

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend