O artigo de hoje reúne as principais complicações possíveis após a realização da cirurgia para redução do estômago (gastroplastia). Um procedimento complexo, mas seguro. É importante lembrar ao paciente que cada técnica utilizada traz uma perda de peso diferente e demanda cuidados específicos. Para relembrar os tipos de cirurgia bariátrica é só clicar aqui.
Como já foi dito em outro artigo do site, é importante esclarecer que os índices de mortalidade neste tipo de procedimento são muito baixos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) o índice de mortalidade na cirurgia por videolaparoscopia é de 0,23%, o que, segundo a entidade, está abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso da cirurgia aberta (laparotomia), esse número é de 0,8% a 1%.
Dentre os países que realizam esse tipo de cirurgia, a cada dia, o Brasil tem se firmado mundialmente entre os melhores centros de referência. O que é mais um ponto positivo para os pacientes que fazem a cirurgia de redução do estômago no país.
Clique nos links abaixo e saiba mais sobre cada uma delas.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend