Vantagens da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução do estômago, é uma forte aliada para quem sofre de obesidade e não obteve sucesso em perder peso, mesmo após incontáveis tentativas ao longo de muito tempo. Como já diz o nome, estamos falando de um procedimento que vai diminuir o tamanho do estômago.

Já conhecemos vários benefícios trazidos pelo emagrecimento: vida mais saudável, mais qualidade de vida e bem-estar. Mas há diversas outras vantagens para aqueles que se submetem à cirurgia bariátrica. Confira!

Menos fome

Quando falamos “Estou com fome”, isso é a grelina conversando com o nosso cérebro. Ela é o hormônio da fome, produzido no estômago, e é quem avisa ao cérebro que precisamos comer. Como o ambiente onde a grelina é produzida foi reduzido, sua produção também será reduzida, resultando em ter menos fome.

Algo mudou

Como a cirurgia bariátrica por bypass, diferente da sleeve, não consiste na retirada de nenhum órgão do corpo, ela pode ser reversível. Ou seja, caso médico e paciente precisem reverter o procedimento, têm a possibilidade de fazê-lo.

Boa notícia para os diabéticos…

É possível que a cirurgia bariátrica cause remissão a longo prazo de diabetes tipo 2. O procedimento é extremamente eficaz em pacientes obesos com a doença, permitindo que quase todos se livrem da insulina e de medicamentos por pelo menos três anos após a cirurgia.

…e para os cardíacos também

A redução de peso diminui o risco de doenças coronarianas, AVC e doença cardíaca periférica, além de melhorar significativamente os níveis de colesterol e pressão arterial.

Saúde emocional

Muitas pessoas obesas desenvolvem depressão pelo estigma social que sofrem devido à sua aparência. Há ainda os casos de jovens que têm dificuldade em participar de atividades com amigos e de relacionar, vivendo em isolamento social. Quando este quadro – relacionado à obesidade – muda, essas pessoas têm melhora em sua saúde emocional.

Dor nas articulações

Carregar excesso de peso provoca muita pressão nas articulações e, muitas vezes, leva a dores crônicas e até lesões. A perda de peso alivia o estresse nas articulações, liberta os pacientes do uso de analgésicos e proporciona mais mobilidade.

Economia no carrinho de supermercado

Com o estômago menor, o paciente vai comer menos. Isso significa que as compras do supermercado ficaram menores e mais econômicas!