Saiba se você é um candidato à cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica não é a solução da obesidade para todas as pessoas. Ela só é indicada quando a pessoa já tentou, sem sucesso, controlar o peso por meio de uma dieta balanceada, com a prática regular de exercícios e até mesmo com o uso de medicamentos.

Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) considera um candidato cirurgia bariátrica pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 40 kg/m², há dois anos com falha no tratamento clínico, ou acima de 35 kg/m² com alguma comorbidade associadas. As principais comorbidades, são:

diabetes tipo 2, apneia obstrutiva do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares (como infarto agudo do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doenças hemorroidária, hipertensão intracraniana idiotápica, estigmatização social e depressão.

Para calcular o IMC, número que ajuda a classificar a pessoa à cirurgia bariátrica, é preciso dividir o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC= peso / altura x altura). Um paciente com 1,70 e 94 kg, por exemplo, teria um IMC de 30 k/m².

Sobre a idade o limite mínimo para a bariátrica, desde 2012 é de 16 anos, com a participação de um pediatra na equipe multidisciplinar. Já a partir dos 65 anos é necessária uma avaliação individual que considera os riscos cirúrgicos, a expectativa de vida e as consequências do emagrecimento na vida dessa pessoa.

Devido às diversas indicações da operação houve um aumento de 6,25% na realização de cirurgia bariátrica de 2015, quando comparado a 2014, segundo a SBCBM, o que representa 93,5 mil procedimentos realizados.