O Índice de Massa Corporal (IMC) ideal para fazer a cirurgia bariátrica varia de pessoa para pessoa.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) indica IMC maior que 30 kg/m² para pessoas com diabetes tipo 2, há no máximo dez anos, não responsivo ao tratamento clínico.
A cirurgia bariátrica também é opção de tratamento para controle de doenças, como apneia do sono, hipertensão arterial, problemas ortopédicos, dislipidemia e diversas outras. Nesses casos, os pacientes com índice de massa corporal a partir de 35 kg/m² podem ser eleitos à operação.
E quem tem IMC a partir de 40 kg/m², sem doença associada, também pode ser indicado para cirurgia de redução do estômago.
Saiba agora mesmo qual o seu IMC
Em todos os casos, é necessário o aval de um médico endocrinologista alegando a ineficiência do tratamento clínico. Ou seja, quando dietas alimentares, prática de exercícios físicos ou até mesmo a utilização de medicamentos não forem efetivos para a perda de peso, após um período de dois anos ou mais.
Vale lembrar que o IMC é apenas um dos critérios avaliados para que o cirurgião bariátrico realize o procedimento. Além do índice, é verificado a idade, se há doenças associadas e há quanto tempo o paciente está acometido por elas.
Antes da cirurgia, o paciente deve também passar pelos profissionais cardiologista, endocrinologista, pneumologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Clique aqui para agendar sua consulta pela internet
Ou marque aqui um horário pelo WhatsApp
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend