A obesidade pode causar diversos transtornos ao indivíduo. É um problema crônico, ou seja, pode durar por muito tempo, e acomete cerca de 39 milhões de brasileiros.
A pessoa obesa pode ter dificuldade para falar, por conta da respiração descontrolada; também falta de ânimo para realizar quaisquer atividades ou até mesmo se socializar por conta do esforço que deve fazer para se locomover ou por causa da autoestima baixa.
A obesidade é um problema que vai além das questões estéticas e sociais. Trata-se de um diagnóstico de excesso de gordura no corpo. A principal forma de identificar a obesidade é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal, o IMC. Se o resultado for a partir de 30 Kg/m², a pessoa é considerada obesa.
Clique aqui para saber calcular o seu IMC on-line
Diabetes: a obesidade aumenta em 3 vezes mais as chances de uma pessoa desenvolver o Diabetes do Tipo 2. A doença está diretamente associada ao excesso de peso. Afinal, o sedentarismo, a alimentação não saudável e o estresse são os principais fatores para desenvolver a hiperglicemia.
Problemas articulares: o excesso de peso para a coluna vertebral pode resultar em hérnias de disco, causadoras de fortes dores. Também podem surgir dores consequentes do esforço maior das articulações dos membros inferiores (como joelhos e tornozelos) necessário para sustentar o corpo de uma pessoa obesa.
Hipertensão arterial: responsável por mais mortes do que câncer e acidentes automobilísticos juntos, no Brasil, a hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns em pessoas obesas. A qualidade de vida do hipertenso reduz muito devido às restrições alimentares e também após doenças consequentes da pressão alta. São as mais comuns o Infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou a Insuficiência Renal Crônica.
Depressão: devido a dificuldade de se relacionar com os demais, também é uma doença comum em pessoas obesas. Geralmente se sentem solitárias, deprimidas e sem motivação para viver. Passam constrangimentos pela dificuldade em fazer coisas comuns do dia a dia, como correr, passar na catraca de um ônibus, ocupar apenas um lugar em espaço coletivo etc.
Outras doenças: apneia do sono, dificuldade para respirar, embolia pulmonar e até alguns tipos de cânceres são problemas de saúde mais propensos a ocorrer em pessoas obesas.
Estudos embasam que a cirurgia bariátrica é uma grande aliada para evitar esses problemas de saúde causados pela obesidade. Isso porque a redução de estômago diminui o IMC, regula a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, diminui a circunferência do abdômen.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend