Hidratação pré e pós procedimento de cirurgia bariátrica

Ouvimos desde sempre que a água é um elemento essencial para a vida. Mas você sabe por quê? 

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água, principal componente das milhões de células que temos circulando no nosso organismo e a responsável por formar a parte líquida do sangue, chamada de plasma. 

O plasma é uma substância do sangue na qual estão misturadas três tipos de células produzidas em nossa medula óssea: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. 

Quando suamos ou urinamos, é através da água que eliminamos toxinas; e quando choramos, elas limpam a estrutura ocular e lubrificam nossas córneas. A água ajuda ainda nos sistemas digestivo e circulatório, além do controle da temperatura corporal. 

Quanto de água deve ser ingerida por um paciente que realizou a cirurgia bariátrica? 

Como nós não produzimos água, precisamos repor este elemento constantemente. Não é porque o estômago diminuiu que a quantidade de água ingerida deve diminuir. O que diminui são as quantidades por vez e os intervalos de consumo. 

Ao invés de tomar grandes quantidades algumas vezes ao dia, o recomendado é beber pouca água diversas vezes, até completar a quantidade sugerida. Assim evita-se qualquer desconforto e respeita-se a capacidade do novo tamanho do estômago.

A água diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino. Aqueles que se mantêm bem hidratados também têm menos chances de ter pedras nos rins e vesícula, além de manter a pressão arterial controlada.

Hidrate-se!

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend