Todos sabemos da importância da água para nosso organismo: ela contribui para o transporte de nutriente, regulação térmica, entre várias outras funções. A quantidade de água ingerida recomendada é de 2 a 3 litros de água por dia. Mas e após a cirurgia bariátrica? Existe alguma recomendação diferenciada?
A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino. Um paciente de bariátrica bem hidratado também tem menos chances de ter pedras nos rins e vesícula, além de manter a pressão arterial controlada.
No entanto, a forma como o líquido deve ser ingerido é alterada após a cirurgia bariátrica: em vez de tomar grandes quantidade algumas vezes por dia, o recomendado é beber pouca água por várias vezes ao dia, até completar a quantidade sugerida. Dessa forma, há menos desconforto e respeita os limites de um estômago menor.
Vale lembrar que o cuidado deve ser redobrado, nesse caso. O paciente pode deixar de tomar água ou desistir porque é uma quantidade pequena em intervalos curtos (30 em 30 minutos, por exemplo). Um bom método para avaliar a hidratação do corpo é analisar a cor da urina. Quanto mais clara, melhor.
Uma dica é água com sabor, se houver dificuldade para manter o novo hábito. Ou também frutas com bastante água, sem cascas. Claro, isso depende da fase e dieta que o paciente está após a cirurgia.
E lembre-se: refrigerantes, bebidas alcoólicas e cervejas (mesmo que sem álcool), são totalmente proibidas após a cirurgia bariátrica.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend