Exercícios físicos após cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, por si só, não garante todos os benefícios de uma vida saudável. Apesar de ser um grande passo e comprovadamente eficaz na prevenção ou tratamento de obesidade e doenças a ela associada, a redução de estômago deve estar ligada à mudança de hábitos da pessoa.

A prática de exercícios físicos antes da cirurgia e após é sempre recomendada. Antes, já prepara o paciente para o procedimento e favorece a recuperação. Depois da bariátrica, a prática de exercícios mantém e até amplia os benefícios da cirurgia.Vale lembrar que o médico responsável pela intervenção deve orientar e estar ciente das atividades que o paciente realiza.

Estudos comprovam benefícios

Segundo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os exercícios físicos supervisionados “ampliaram a sensibilidade à insulina, reduziram a inflamação e melhoram a saúde dos vasos sanguíneos”. O resultado é a redução das chances do paciente desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

O mesmo estudo aponta que pacientes que não adotaram hábitos de vida saudável perderam os benefícios da bariátrica rapidamente, sendo que alguns dos pacientes apresentaram resultados de exames semelhantes à situação antes da cirurgia. Os resultados da pesquisa foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica no dia 2 de agosto de 2018.

É importante que a prática de exercício seja completa para repor perda muscular causada pela cirurgia bariátrica. E também para manter a musculatura firme, de forma que garanta a postura correta e força para a realização dos movimentos.

O paciente deve ter consciência de que a melhoria da condição física e resistência vem aos poucos e precisa respeitar os limites do corpo. Não adianta querer ir para aula de Crossfit um mês após a cirurgia bariátrica, por exemplo. Tudo ao seu tempo. O mais importante é manter o hábito e ter orientação profissional.

Algumas dessas orientações são a caminhada de 15 minutos várias vezes ao dia, logo após a cirurgia bariátrica. Após um mês, já pode-se iniciar uma atividade física regular, preferencialmente a musculação, de três a quatro vezes por semana. Exercícios que envolvam músculos abdominais devem ser realizados apenas após dois meses da cirurgia bariátrica, época em que o paciente está liberado para fazer qualquer tipo de exercício.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Comments are closed.

Send this to friend