Complicações após a cirurgia de redução do estômago: estenose da gastro entero anastomose

Estenose da Gastro entero anastomose

O assunto de hoje da série sobre complicações após a cirurgia bariátrica é a estenose da gastro entero anastomose.

Para traduzir esse nome complicado vamos ao significado deste termo: a estenose (estreitamento) da anastomose (passagem do estômago para o intestino) só acontece na gastroplastia do tipo Bypass Gástrico em Y de Roux ou Fobi Capella, e tem como principal causa a alimentação feita de forma errada pelo paciente nos dois primeiros meses após a cirurgia bariátrica.

A ingestão de alimentos com a consistência maior do que a indicada pela nutricionista, e também sua ingestão com muita rapidez, podem machucar a anastomose, causando inflamação e edema da mesma. O paciente geralmente passa a ter náusea e vômitos, disfagia (dificuldade de deglutição) e odinofagia (quando a deglutição é dolorosa).

O tratamento é diferente de acordo com a gravidade. Caso o paciente apresente náusea ou vômitos após a cirurgia bariátrica, deve avisar para o cirurgião bariátrico e, para a nutricionista, e imediatamente já retornar para a dieta líquida da primeira ou segunda semana, por pelo menos três dias. Caso mesmo regredindo a dieta,  as náuseas e vômitos persistam, o paciente deve ser internado e ficar em jejum usando soro e corticoide na veia para tentar diminuir o edema da anastomose.

Se, ainda assim a conduta não resolver o problema, pode ser necessário tratamento por meio de dilatação com balão através de endoscopia digestiva alta (EDA). Porém, esse procedimento só é realizado se for muito necessário, pois se a anastomose for muito dilatada, existe o risco de o paciente conseguir comer mais do que deveria, comprometendo a perda de peso esperada pela cirurgia bariátrica ou favorecendo o reganho do peso.