Complicações após a cirurgia bariátrica: fístula

Fístulas após Cirurgia Bariátrica

Dando início a série de artigos sobre complicações após a realização da cirurgia bariátrica, falaremos sobre uma das piores: a fístula.

Nos três tipos de cirurgia da obesidade, Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico), Bypass Gástrico em Y de Roux ou Fobi Capella ou derivação biliopancreática, o estômago é grampeado e suturado (costurado) e, se houver o rompimento desses grampos, ocorrerá um vazamento (a chamada, fístula) de secreção gástrica e/ou alimento para dentro da barriga ou ainda um vazamento para a pele, levando a uma infecção.

A incidência desse tipo de complicação é muito pequena, menor que 1%. Os sinais diretos caso isso ocorra são: coração acelerado, febre, diminuição da urina, pressão baixa, respiração ofegante.

Fortes dores abdominais, no ombro, nas costas ou pélvica também podem significar fístula. Caso esses sinais e sintomas aconteçam o paciente deve procurar com rapidez seu cirurgião bariátrico.

Para constatar o rompimento dos grampos, o médico poderá pedir uma radiografia com contraste oral ou Tomografia Computadorizada (TC) do abdome. Se o caso não estiver grave, apenas o uso de antibióticos intravenoso (pela veia) e jejum podem resolver. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma nova cirurgia, ainda por laparoscopia (não muito invasiva) e, se for grave, uma cirurgia aberta (laparotomia) pode ser necessária.

O importante é sempre estar atento aos sinais do seu corpo e manter seu médico informado. Assim, mesmo se acontecer uma complicação, ela será devidamente resolvida e você continuará seu processo de emagrecimento de uma forma saudável.