Como escolher um cirurgião bariátrico
Para as pessoas que pensam e são candidatas a uma cirurgia bariátrica é preciso uma atenção especial à escolha dos profissionais que irão ajudá-la a atingir esse objetivo.
Assim como o número de pessoas interessadas no procedimento tem aumentado, o número de especialistas também. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aconselha que o primeiro passo seja escolher profissionais credenciados à mesma. O cirurgião deve ainda ter certificados oficiais atestando sua competência, junto com o Conselho Regional de Medicina (CRM), com a SBCBM e com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) ou com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).
Porém, o cirurgião é apenas um dos integrantes da equipe multidisciplinar que deve ser composta para o tratamento. Da mesma forma, verifique as competências do anestesiologista, endocrinologista, cardiologista, pneumologista, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.
É importante também ouvir a opinião de pessoas que já passaram pelo procedimento. Um bate-papo na sala de espera da clínica pode trazer boas informações, assim como a participação de grupos de apoio.
A pessoa deve perguntar ao cirurgião sobre as reais necessidades da cirurgia e seus riscos e onde ela será realizada.
Lembre-se que a operação em si corresponde a apenas uma pequena parcela do pacote de tratamento. Então o acompanhamento em longo prazo é fundamental para se atingir o resultado, o profissional deve-se mostrar interessado tanto com o pré quanto com o pós-operatório.
Send this to friend