Como é a recuperação pós-cirurgia bariátrica
Na recuperação de uma cirurgia bariátrica, assim como qualquer outra operação, a pessoa precisa reservar cerca de quinze dias longe da rotina de trabalho e afazeres.
Logo após a operação a pessoa começa a receber dieta líquida, em pequenas quantidades, porém com maior frequência, respeitando a sensibilidade do estômago.
Também depois da operação são indicados exercícios respiratórios, orientados por um fisioterapeuta, para prevenir complicações respiratórias.
Quanto à cicatriz, um curativo irá protegê-la e o mesmo pode ser retirado em três dias, neste período deve-se evitar molhar o curativo para evitar infecções. Normalmente não há pontos para serem removidos.
Os exercícios físicos devem ser iniciados assim que houver liberação do médico, mas sempre de forma lenta e sem grandes esforços. Em até duas semanas depois da cirurgia a rotina de trabalho pode voltar ao normal e a pessoa também pode dirigir.
Devido a perda de peso bastante acentuada no início do tratamento a pessoa pode demorar de 6 meses a 1 ano para se acostumar a nova situação. Podem haver queixas de incômodos como dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia, especialmente após as refeições.
Durante o pós-operatório a pessoa deve procurar o médico, além da consulta agendada, quando vomitar após as refeições, mesmo ingerindo uma quantidade pequena de comida; tiver diarreia sem sinais de melhora; sentir náuseas a ponto de não conseguir se alimentar ou tiver febre acima de 38°C. Ausente esses sintomas, a rotina de consulta deve ser mantida.
Send this to friend