As cirurgias bariátricas no Brasil têm aumentado muito nos últimos anos. Em 2017, aconteceram 105,6 mil operações. Isso equivale a um número 47% superior que o registrado em 2012, quando 72 mil procedimentos foram realizados no país. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Destaca-se também que o número poderia ser muito maior, já que 5 milhões de brasileiros estão aptos à cirurgia bariátrica. Porém, a situação econômica do país somada à lentidão para a atualização dos planos de saúde e restrições do sistema público para a cirurgia, ainda são motivos para que o paciente adie ou não receba a intervenção cirúrgica.
Entre os requisitos para a realização da cirurgia bariátrica estão: índice de massa corporal acima de 30 (o que indica obesidade); dificuldade de adequação do peso nos últimos dois anos; comorbidades causadas pelo peso elevado ou que podem piorar se o paciente não reduzir medidas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras.
Saiba qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC)
Outro dado interessante é que a maioria da população das capitais está acima do peso. Atualmente esse grupo equivale a 53,8% das pessoas, contra 42,6% constatado em 2006. E mesmo que o crescimento da população com sobrepeso esteja estagnado, o número total ainda é preocupante para especialistas da área e governos.
Dr. Thales Delmonde Galvão
Send this to friend