Cirurgia bariátrica tem relação com aumento da fertilidade, entenda

A cirurgia bariátrica é conhecida mundialmente pela contribuição eficaz contra a obesidade, mas como já falamos por aqui ela também traz outros benefícios, como controle no diabetes, hipertensão, diminui os problemas ortopédicos e as chances de alguns tipos de cânceres e aumenta até os níveis de fertilidade.

Neste caso a contribuição é tanto para elas quanto para eles. Entre os homens o excesso de peso gera um desequilíbrio na produção de hormônios responsáveis pela qualidade do esperma. Com a perda de gordura, consequência da cirurgia bariátrica há regularização da função hormonal e assim aumento da fertilidade.

Situação semelhante vivem as mulheres, só que no caso delas além do aumento na possibilidade de ter uma gestação o emagrecimento garante mais segurança e saúde durante os nove meses de gravidez, diminuindo os riscos futuros de a mulher ter diabetes gestacional, eclampsia, parto prematuro e aborto espontâneo. Além do que, engravidar com excesso de peso aumenta e muito o risco de a criança desenvolver o mesmo problema.

Apesar das crescentes chances de engravidar após a cirurgia bariátrica a mulher deve esperar cerca de um ano e meio para planejar uma gestação. Esse tempo é necessário para que a perda de peso aconteça de forma saudável e que o corpo se acostume a sua nova condição. Depois disso, a gravidez pode ocorrer, mas sempre com acompanhamento para avaliar em especial a deficiência de algum tipo de nutriente que possa prejudicar a saúde da mãe e do feto.

Lembre-se: a cirurgia bariátrica é indicada quando os demais tratamentos contra a obesidade não surtiram efeito. Para realizar o procedimento a pessoa deve ter IMC igual ou maior que 40 kg/m² ou IMC entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com doenças associadas. Para calcular o IMC é preciso dividir o peso pela altura ao quadrado.