Além de reduzir medidas, prevenir doenças associadas à obesidade e cardiovasculares, a cirurgia bariátrica reduz as chances de uma pessoa desenvolver um câncer. Há estudos e teses de doutorado que apresentam controle de insulina e menores índices de certas proteínas associadas aos tumores malignos em pacientes que passaram pela cirurgia.
A produção de hormônios no organismo de uma pessoa com sobrepeso também pode ficar descontrolada. Em mulheres obesas, por exemplo, há chances de desenvolverem câncer de mama após a menopausa, devido o tecido adiposo passar a ser a principal fonte do hormônio estrogênio. Nos homens, a obesidade provoca a redução da produção de testosterona, o que influencia o surgimento do câncer de próstata.
A pressão alta, ou hipertensão, comum em pessoas acima do peso, é uma das causas de câncer no rim, principalmente em fumantes. E por falar em fumo, o hábito de fumar é o principal fator para o câncer e, em seguida, a obesidade.
Cirurgia bariátrica significa mudança de vida, para melhor. É um procedimento que, além de melhorar a qualidade de vida do paciente em pouco tempo, previne o surgimento de diversas doenças no futuro.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend