Cirurgia bariátrica reduz compulsão alimentar

Além de acelerar um processo de emagrecimento,  a cirurgia bariátrica contribui também para a mudança de hábitos alimentares. Após a redução de estômago, o paciente passa pela dieta líquida. Esse cuidado pós-operatório ajuda o cérebro a “limpar” as lembranças dos sabores de alimentos não saudáveis, como os industrializados, e a se acostumar com as novas experiências do paladar. Isso ocorre devido às mudanças fisiológicas ocorridas no cérebro após a intervenção cirúrgica.

No entanto, a compulsão alimentar é um problema que pode atrapalhar os resultados da cirurgia bariátrica. A consequência pode ser a recidiva, ou reganho de peso. Isso prejudica a saúde do paciente tanto física quanto emocionalmente pela frustração.

O acompanhamento médico multidisciplinar antes e depois da cirurgia bariátrica é muito importante para evitar essa situação. Psicólogos, psiquiatras e educadores físicos e fisioterapeutas devem estar presentes na rotina dos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica. Principalmente após os primeiros 6 meses, já que até lá a dieta geralmente é seguida à risca por obrigação ou vislumbre da rápida perda de peso.

Alguns gatilhos para a ingestão de alimentos não saudáveis podem ser as situações sociais, como festas, comemorações, viagens. Também uma prova de faculdade ou concurso, viagens e rotina de trabalho excessiva. Tudo isso pode trazer uma associação de prazer que leva à ingestão de alimentos hipercalóricos, ricos em açúcar e industrializados. Acontecimentos inesperados (mortes, demissões, separações etc.) também podem ser uma armadilha se a pessoa não estiver com a consciência firme no propósito.

A atividade física, por exemplo, é fundamental para que o cérebro faça essa associação de prazer com a prática do exercício, devido a liberação de hormônios. Um psiquiatra pode indicar um medicamento para diminuir a ansiedade ou depressão, em alguns casos. Assim, devolver o controle dos hábitos para o paciente.

Então, pessoas que fizeram cirurgia bariátrica devem entender que a decisão é para a vida toda. E o acompanhamento de equipe multidisciplinar traz resultados espetaculares a longo prazo.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Comments are closed.

Send this to friend