CIRURGIA BARIÁTRICA NA ADOLESCÊNCIA
A obesidade em pessoas jovens têm alertado os profissionais da área de saúde, por conta dos riscos à saúde provocados pelo excesso de peso.
A boa saúde nutricional do adolescente é fundamental, e a presença de obesidade nesta faixa etária está diretamente associada ao surgimento precoce de doenças tais como: hipertensão arterial, diabetes, distúrbios emocionais e comprometimento da postura.
Estudos recentes mostram um aumento preocupante de peso aos 35 anos, em pessoas com histórico de alto índice de sobrepeso durante a infância e adolescência.
Além disso, é importante ressaltar que a obesidade representa um custo financeiro elevado devido ao impacto no cuidado com a saúde das pessoas e para o sistema de saúde.
Para mitigar esses efeitos, ao longo dos últimos tempos tem aumentado a ocorrência de cirurgias bariátricas em adolescentes no Brasil. Segundo a Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2009, apenas em redes particulares foram realizados 2.100 procedimentos, o que representa um aumento de mais de 200% quando comparado ao mesmo procedimento realizado em 2008.
O principal motivo que representa esse aumento é a segurança da cirurgia, que nos últimos anos tem aumentado muito graças a equipamentos mais modernos e tecnológicos, além da experiência dos cirurgiões, que fizeram com que a cirurgia bariátrica se transformasse em um procedimento extremamente seguro. Lembre que permanecer com a obesidade representa mais perigo do que fazer a cirurgia bariátrica.
Send this to friend