A cirurgia bariátrica trata não só o problema da obesidade mórbida como também doenças a ela associadas, como diabetes, hipertensão etc. No entanto, há outras áreas do corpo que também são positivamente impactadas pelo procedimento. Uma dessas é o sistema reprodutor, tanto o masculino quanto o feminino.
Pelo menos duas pesquisas de universidades estadunidenses e uma brasileira, da Universidade de Campinas (Unicamp), comprovaram a eficácia e evolução nas condições para a reprodução em homens que passaram pela redução de estômago. Eles apresentaram melhor qualidade do esperma e recuperação ou aperfeiçoamento da função sexual, devido ao aumento de testosterona provocado pela cirurgia bariátrica.
No caso das mulheres, a cirurgia bariátrica é muito benéfica ao trazer mais condições para o corpo suportar todo processo da gestação. A redução de estômago diminui chances da futura mãe desenvolver diabetes na gravidez, ter eclâmpsia e até sofrer o aborto espontâneo.
Vale ressaltar que a paciente só deve ficar grávida após, pelo menos, um anos e meio da cirurgia. Até esse momento, é necessário seguir as orientações médicas, incluindo ingestão de anticoncepcional, por parte da paciente, e uso de preservativo, por parte do parceiro, nos primeiros meses.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend