Cirurgia bariátrica: entenda a fístula e saiba como evitar

Toda cirurgia demanda um profissional responsável e cuidadoso. Na cirurgia bariátrica não é diferente.

Além de garantir um procedimento bem realizado, seu médico irá oferecer o apoio e segurança necessários para você, junto à equipe de atendimento.

No entanto, algumas pessoas que passam pelo procedimento contra a obesidade se questionam sobre o que é a fístula.

Ela consiste no rompimento de grampos ou pontos do estômago permitindo vazamento da secreção gástrica ou alimento, podendo levar a uma infecção.

O risco é menor que 1% mas, quem tem interesse em saber sobre a fístula deve se atentar que um dos fatores que pode levar a isso é a ingestão exagerada de alimentos nos primeiros dias após a cirurgia, o que acaba pressionando os grampos ou as suturas.

Por isso, fique atento às orientações que recebeu e faça um pós-operatório alinhado com seu cirurgião.

Como eu sei que aconteceu comigo?

Sinais de que a fístula ocorreu incluem coração acelerado, febre, pouca urina, pressão baixa, dores nas costas e abdominais, entre outros.

No caso de tais sintomas surgirem, não hesite em buscar auxílio médico.

O profissional pedirá exames específicos para o tratamento mais indicado. Se o problema for leve, antibióticos intravenosos e jejum podem resolver. Quando mais mais graves podem demandar intervenção cirúrgica.

Então, lembre-se, a qualidade de vida após a cirurgia bariátrica depende principalmente da atenção do paciente às orientações médicas.