Cirurgia bariátrica fica mais fácil para quem tem diabetes tipo 2

Arte com frase "bariátrica para tratar diabetes tipo 2"

Novas regras para cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2

Arte com imagem de pés sobre uma balança em que está escrito "bariátyrica para tratar diabetes tipo 2" e "Dr. Thales Delmondes Galvão".O Conselho Federal de Medicina (CFM) alterou as orientações para a cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2. As mudanças estão divulgadas na Resolução de nº 2.172, de dezembro de 2017.

A autarquia reconheceu os benefícios da cirurgia bariátrica como opção de tratamento para diabéticos do tipo 2 com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 kg/m². Antes, só era permitido que pacientes com IMC acima de 35 kg/m² fizessem a cirurgia metabólica.

Utilizamos o termo “cirurgia metabólica” para a cirurgia bariátrica que objetiva a melhora das alterações metabólicas, como no caso do procedimento realizado em pessoas com Diabetes Mellitus do tipo 2.

Vantagens da cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2

A cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2 é uma ótima aliada ao controle da doença. Muitos estudos clínicos comprovaram que a cirurgia traz resultados superiores,  como normalização da glicemia e da hemoglobina glicada (HbA1c), em relação ao tratamento medicamentoso.

E mesmo antes da perda de peso significante, a cirurgia bariátrica já apresenta benefícios: a ação promove alterações hormonais que melhora o controle glicêmico. Uma delas é que, com o estômago menor, o organismo envia o alimento para o intestino mais rapidamente. Isso faz o corpo liberar vários hormônio e, dentre eles, o GLP-1, que age no pâncreas estimulando a produção de insulina, o que é muito benéfico para o controle da hiperglicemia.

O processo de emagrecimento provocado pela cirurgia bariátrica também diminui algumas substâncias inflamatórias que atrapalham a atividade da insulina no organismo.

Requisitos para cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2

O IMC, agora a partir dos 30 kg/m², é uma das exigências para a cirurgia bariátrica em pessoas com diabetes tipo 2. Porém, há outros requisitos para que o paciente esteja apto à intervenção. Alguns deles são:

• idade (paciente entre 30 e 70 anos);
  • tempo do diagnóstico da diabetes tipo 2 (menos de 10 anos);
  • indicação de, pelo menos, dois médicos endocrinologistas para a cirurgia bariátrica;
  • comprovação de ineficiência de outros tratamentos para o emagrecimento, inclusive com uso de medicamentos;
  • não ter nenhuma contra-indicação para a cirurgia bariátrica

Clique aqui e agende uma consulta para esclarecer suas dúvidas.

Se preferir agendar consulta pelo WhatsApp, clique aqui para abrir uma conversa no aplicativo

Principais informações sobre o Diabetes Mellitus Tipo 2

Pessoas com mais de 30 anos e com excesso de peso são mais propensas ao diabetes tipo 2. Essa é uma doença crônica, progressiva e é causada por diversos fatores. Ela provoca alterações que intermedeiam o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, associado a uma deficiência relativa ou absoluta de insulina e com variável resistência ao hormônio, causando a hiperglicemia.

A incidência de Diabetes Mellitus Tipo 2 está tão alta que já recebeu status de epidemia. A doença crônica é uma das principais causas de insuficiência renal, acidente vascular cerebral, síndrome coronariana e até cegueira. Por isso, a diabetes deve ser devidamente tratada e controlada.

Equipe Dr. Thales Demoldes Galvão