Cirurgia bariátrica ajuda a controlar a pressão alta
Estudos revelam que a cirurgia bariátrica contribui para o controle da maioria dos casos de pressão alta em pacientes obesos. Ou seja, a redução de estômago aliada ao acompanhamento médico multidisciplinar pode reverter o quadro da hipertensão, doença crônica que resulta em morte de mais pessoas do que acidentes automobilísticos no Brasil. Isso acontece porque a cirurgia bariátrica reduz o esforço do coração, diminuindo os níveis de pressão do corpo.
A última pesquisa foi executada por médicos brasileiros ligados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O trabalho foi apresentado na edição de 2017 no maior congresso de cardiologia do mundo, que acontece nos Estados Unidos.
Os resultados apontaram que dos quase 1.500 pacientes de cirurgia bariátrica, com idade média de 44 anos, 51% deixaram de ser hipertensos após um ano da redução do estômago. A cirurgia analisada pelo estudo foi a do Bypass Gástrico.
O acompanhamento a longo prazo de equipe médica multidisciplinar é um fator primordial para o sucesso e alcance desse resultado. É necessária uma mudança de comportamento, adoção de um estilo de vida saudável e um planejamento equilibrado para a alimentação diária.
Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos hipertensos do Brasil são obesos (IMC acima de 30 kg/m²). Ou seja, a cirurgia bariátrica pode normalizar a pressão arterial de grande parte dos que sofrem de hipertensão.
Equipe Thales Delmondes Galvão
Send this to friend