Bypass gástrico, a técnica cirúrgica mais usada para se perder peso

Bypass gástrico, a técnica cirúrgica mais usada para se perder peso

A cirurgia bariátrica tem como objetivo alterar a fisiologia e estrutura do corpo para tratar a obesidade. Para isso, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas, sendo que no Brasil, bypass gástrico corresponde a 75% das operações.

Através deste método o cirurgião grampeia parte do estômago impedindo que a pessoa ingira uma grande quantidade de alimento e também aumentando o nível de hormônios que dão a sensação de saciedade, diminuindo assim a vontade de comer.

Devido a essa ação hormonal o cérebro entende que o organismo está satisfeito e a pessoa tem mais facilidade em aderir à reeducação alimentar e perder peso.

O bypass gástrico é uma cirurgia realizada com anestesia geral, por videolaparoscopia. Nesta técnica são feitos de 4 a 6 furinhos no abdômen que permitem a passagem de instrumentos e de uma microcâmara para nortear o procedimento. Depois de observar o interior do organismo o cirurgião faz um grampeamento no estômago, junto ao esôfago para dividi-lo em duas partes. Depois é realizada a união de uma porção do intestino a menor parte do estômago, criando uma passagem direta para o alimento. A outra parte do intestino já é ligado ao restante do estômago, permitindo que o alimento passe de uma ligação a outra se misturando com as enzimas da digestão.

Toda a cirurgia bariátrica geralmente é feita em menos de 2 horas e a pessoa no geral permanece internado por 2 dias.

Com a cirurgia bariátrica do tipo bypass gástrico é possível emagrecer até 40% do peso inicial e melhorar a saúde.

A perda de peso após a cirurgia bariátrica pode levar de um ano a um ano e maio, sendo que a maioria das pessoas tem uma perda de peso acentuada logo nos primeiros 3 meses.

Além da operação é preciso seguir a dieta indicada pela nutricionista, fazer a suplementação vitamínica e praticar exercícios, conforme orientação médica.

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend