Acompanhamento psicológico para a cirurgia bariátrica

O psicólogo está entre os profissionais indicados para acompanhar uma pessoa que fará a cirurgia bariátrica. Estudos e depoimentos dos pacientes apresentam a importância de se iniciar o acompanhamento antes da redução de estômago.

Mesmo com o Índice de Massa Corporal ideal para a realização da cirurgia bariátrica, a motivação e outras características do paciente devem ser analisadas. Dependendo da situação, o psicólogo pode até não indicar o procedimento e postergar o tratamento para o momento mais propício, levando em conta o quadro emocional do paciente.

Vantagens do acompanhamento psicológico para a cirurgia bariátrica

Entre as principais vantagens de consultar um profissional de psicologia durante todo o processo é o aumento das chances de sucesso e qualidade de vida para o paciente. O psicólogo analisa o estilo de vida do indivíduo, estabelece metas para cada etapa e o ajuda a se preparar para a mudança da rotina que ocorre após a cirurgia bariátrica.

É muito importante estar bem preparado para essa mudança porque ela altera a forma como a pessoa que lidará com a comida antes e depois da cirurgia bariátrica. Afinal, ela continuará a frequentar eventos sociais com oferta de comidas, restaurantes etc. Além disso, terá que se adaptar a uma nova dieta com horários e quantidades de alimentos bem diferentes do que estava habituada, até então.

Sendo assim, o psicólogo não atua apenas para liberar a cirurgia ou não; nem mesmo para somente controlar a ansiedade e a compulsão alimentar. Há um papel investigativo, para análise do quadro do paciente, e também educativo, para orientar o comportamento e emoções.

Incluir o acompanhamento psicológico antes da cirurgia contribui para que o paciente se sinta mais à vontade para continuar buscando auxílio desse profissional mesmo após a cirurgia. Principalmente se estiver ganhando peso por causa de ansiedade ou compulsão alimentar. Quem não inicia esse acompanhamento prévio tem mais dificuldade por não conhecer como funciona e ignora os benefícios.

Esses são alguns motivos para o acompanhamento psicológico para o paciente que fará a cirurgia bariátrica.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend