O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B. Como a vitamina B12, tem papel importante para a formação dos eritrócitos, células que transportam a hemoglobina no sangue, e também na produção de proteínas estruturais, como a timidina, um elemento essencial do DNA.
Sua ausência pode causar uma anemia grave, dentre outros sinais. É um nutriente essencial para as pacientes que pretendem engravidar após o procedimento por Bypass Gástrico em Y de Roux. Sua ingestão previne anomalias congênitas, como defeitos na coluna vertebral do bebê, causando a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo) e no cérebro, provocando até anencefalia (ausência do cérebro), pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural do feto no primeiro trimestre da gestação.
Qual a dose diária recomendada?
As doses diárias recomendadas por obstetras são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção da criança, e a paciente deve continuar tomando o ácido fólico até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre). Esta dose esta presente em boa parte dos complexos vitamínico ou pode ser tomado separadamente. Além de ser orientada uma dieta rica em folato para reduzir os riscos de alguma alteração congênita no bebê.
Quando o ácido fólico é associado com outras vitaminas do complexo B (em especial, a vitamina B12 e a biotina) e a vitamina C, sua absorção é mais eficiente.
A vitamina também pode ser encontrada nos seguintes alimentos: feijão de todos os tipos; os vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo, couve, escarola e o brócolis; abacate; abóbora; cenoura; fígado; leite; maçã; milho; queijo; amêndoa; amendoim; lentilha; levedura de cerveja; cereais; soja; avelã; caju; tomate; cogumelos; ervilha;gérmen de trigo; frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina; ovo cozido; salmão e carne vermelha.
Quais são os sintomas de sua deficiência?
Alguns sinais que indicam sua deficiência são: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
Acido fólico em excesso pode causar: euforia, excitação e hiperatividade.
Na maioria das vezes, a deficiência de ácido fólico após cirurgia bariátrica ocorre devido à diminuição da ingestão, e não em decorrência de sua má absorção.
É claro que, além dos suplementos, você deve manter uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em ácido fólico, assim como outros nutrientes de extrema importância para a gravidez. Uma boa porção diária de salada é um ótimo começo. Uma dica que deve ser seguida é a questão de não cozinhar muito os alimentos, e que seja utilizado o mínimo de água para que suas propriedades não sejam perdidas.
Se você não tomou o suplemento de ácido fólico logo no começo da gravidez, procure não se preocupar. Os problemas que o ácido fólico previne são relativamente raros, e você certamente ingeriu naturalmente algum ácido fólico na sua alimentação. Faça seu pré-natal corretamente, indo a todas as consultas e seguindo as orientações do médico obstetra.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend