Cada vez mais, em estudos como o divulgado no último mês pela Revista da Associação Médica dos Estados Unidos (JAMA), a cirurgia bariátrica (gastroplastia) esta sendo indicada, com as devidas ressalvas, como tratamento para pacientes com diabetes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 a 35 Kg/m2.
De acordo com a autora principal do estudo e cirurgiã da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), “A cirurgia bariátrica para diabéticos que não são muito obesos tem mostrado resultados promissores no controle da glicemia”.
A pesquisa aponta ainda que pacientes operados de cirurgia bariátrica pela técnica bypass gástrico em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella tiveram resultados mais efetivos na perda de peso em curto prazo, além de melhor controle dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) – em comparação aos pacientes submetidos à colocação de Banda Gástrica Ajustável (BGA), cirurgia bariátrica de tipo restritivo.
O estudo da UCLA se junta a outros feitos no intuito de oferecer material de pesquisa o suficiente para avaliar os efeitos do processo nesse grupo de pacientes além de eventuais complicações.
Nos Estados Unidos da América o FDA (Food and Drug Administration) – equivalente à nossa ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já aprovou a banda gástrica ajustável (BGA) para pessoas com um IMC entre 30 e 35 Kg/m2 e que tenham doenças relacionadas à obesidade.
Estatísticas oficiais apontam que mais de um terço dos adultos norte-americanos (35,7%) são obesos, com um IMC mínimo de 30 Kg/m2
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend