Com o aumento da expectativa de vida é importante manter a qualidade de vida para viver mais e melhor.
Quando falamos em cirurgia bariátrica para pessoas acima de 65 anos, os critérios são os mesmos que os das demais faixas etárias:
– índice de massa corporal (IMC) maior que 35 kg/m2 que tenham comorbidades
– índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg/m², independente da presença de comorbidades e que já não tenham tido sucesso com tratamentos anteriores
Porém, nas faixas de idade mais avançadas também é feita, na fase pré-operatória, uma cuidadosa análise da qualidade óssea do paciente, principalmente nas mulheres.
Após uma rigorosa avaliação funcional que, além de considerar os benefícios por fazer ou não o procedimento, também será indicado o melhor método cirúrgico.
Entre as questões que serão consideradas na observação médica estão: a presença de comorbidades como diabete mellitus, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e doenças coronarianas.
Portanto, nos casos em que a cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas idosas, ela irá propiciar melhora na qualidade de vida e melhora clínica das comorbidades, com diminuição de medicamentos e auxílio no controle de doenças.