Operados de cirurgia bariátrica podem tomar a vacina contra a Covid-19?

Com a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que já infectou mais de 9 milhões de pessoas no Brasil, o site de cirurgia bariátrica Dr. Thales Delmondes Galvão traz informações sobre a imunização em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o tema!

A vacina contra a Covid-19 é perigosa para pacientes que fizeram cirurgia bariátrica?

De forma geral, além de fundamentais para evitar doenças, as vacinas também são alvo de muitos ataques e mitos. No caso da Covid-19, o que é realmente perigoso é a obesidade.

Do mesmo modo que outras doenças crônicas, tais como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, as pessoas obesas são enquadradas no grupo de risco em relação às complicações causadas pelo Sars-Cov-2, inclusive aumentando as chances de uma evolução ruim.

Ou seja, o perigo mesmo é estar muito acima do peso, com IMC≥40 (calcule automaticamente seu IMC aqui). A vacinação de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deve seguir as mesmas condições da maioria da população.

Tenho preferência nos grupos prioritários para vacinação?

A definição dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 segue o Plano Nacional de Imunização, publicado Ministério da Saúde. O documento define que o grupo prioritário é o de trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde e profissionais de apoio), povos indígenas vivendo em terras indígenas, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).

Dentre as fases da vacinação temos ainda :

A segunda fase de vacinação para pessoas de 60 a 74 anos, mesmo os que não vivem em instituições de longa permanência.

Já a terceira fase seria voltada para aqueles que possuem as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Se o paciente que fez cirurgia bariátrica não estiver em uma das condições da primeira fase da vacinação, não poderá ser vacinado ainda. As demais fases e, acompanhamento seguem os apontamentos descritos em bula.

Posso solicitar para meu médico / cirurgião bariátrico um laudo para tomar ou não tomar a vacina?

Como explicado anteriormente, não cabe ao cirurgião bariátrico fazer um laudo que o obrigue ou desobrigue a tomar a vacina baseado apenas no fato de você ter feito a cirurgia contra a obesidade.

Apenas alguns casos, apontados de acordo com a bula da vacina, não deverão tomar a vacina contra a Covid-19. São eles:

– Gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz);

– Menores de 18 anos;

– Algumas pessoas com alergias severas que apresentem reação aos componentes descritos em bula na vacina;

E, mais uma vez, lembre-se: o alerta é sobre a obesidade. Esse sim, é um fator de preocupação que deve ser cuidado.

Dr. Thales Delmondes Galvão

Comments are closed.

Send this to friend