Cirurgia bariátrica para adolescentes

A cirurgia bariátrica para adolescentes está cada vez mais comum nas clínicas e hospitais do mundo. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério da Saúde autorizam a redução de estômago para pessoas que tenham de 16 a 18 anos.

Entre os principais critérios, estão o Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 35kg/m²; a existência de doenças associadas à obesidade; indicação pediátrica que comprova insucesso de tratamentos anteriores; além de exame que confirme a consolidação do crescimento dos ossos.

Clique aqui para calcular o seu IMC

Saiba quais são os principais problemas causados pela obesidade

A recomendação para a cirurgia bariátrica em adolescentes pode ocorrer devido aos mesmos problemas que ocorrem em adultos: hipertensão, diabetes, apneia do sono e outras doenças. Mesmo que o adolescente não tenha ainda desenvolvido essas dificuldades, a vida sedentária da obesidade o deixa predisposto a tê-los num futuro próximo.

No entanto, os principais problemas em adolescentes obesos estão relacionados a doenças psicológicas, como a depressão. Isso porque o jovem se sente isolado dos demais, tem dificuldade de se inserir em grupos como de esportes, porque falta condição física para realizá-lo ou até mesmo grupos sociais, pois a obesidade também é um fator que contribui para a baixa autoestima e, com isso, o adolescente pode se constranger em estar com os amigos por conta de seu sobrepeso.

A cirurgia bariátrica para adolescentes pode ser muito eficaz para mudar o destino de uma pessoa. Se seguidas todas as orientações, a consequência será o retorno à vida social, à coletividade e com o bem-estar provocado pelas atividades físicas e entusiasmo.

Caso tenha interesse em saber mais sobre essa situação, agende aqui uma consulta com o Dr. Thales Delmondes Galvão. O agendamento pode ser feito também via WhatsApp do consultório do médico, que é especialista em cirurgia bariátrica.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão.

Comments are closed.

Send this to friend