A anemia em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica pode ocorrer devido a dificuldades na absorção de ferro no organismo. Pessoas que realizam o Bypass Gástrico em Y de Roux ou a Derivação Bileopancreática são mais propensas às doenças, já que o alimento não passará pelo duodeno e jejuno proximal (início do intestino, onde ocorre a maior absorção de ferro). A redução do ácido gástrico provocada por essas cirurgias também contribui para a falta de ferro no corpo.
Com isso, o paciente de cirurgia bariátrica deve ficar muito atento às orientações do médico e segui-las à risca. Principalmente após os dois primeiros meses de cirurgia, quando as pessoas já se sentem mais recuperadas e confiantes. É nessa hora que se esquecem das principais recomendações, o que pode levar à anemia. Os principais sinais da doença são cansaço, fadiga, desânimo, dificuldade para levantar da cama. Isso acontece porque o oxigênio não está chegando nos tecidos normalmente por causa da deficiência de ferro.
Há algumas opções, como suplementações conhecidas como Sulfato Ferroso, Fumarato ferroso, Gluconato ferroso, Sacarato de hidróxido de ferro III (polimaltosado) e Ferronil. É importante que fontes de vitamina C também sejam ingeridas em conjunto com esses suplementos. A vitamina, além de fazer muito bem à saúde, contribui para a absorção do mineral.
Mas tenha cuidado com alguns suplementos polivitamínicos. Além do baixo teor de ferro, há componentes que atrapalham a absorção de ferro, como o cálcio, por exemplo. O mesmo acontece se o paciente ingerir uma fonte de ferro e, em seguida, tomar um copo de leite. Na dúvida, sempre siga a orientação do médico especialista em cirurgia bariátrica.
Os seguintes alimentos são ricos em ferro e importantes para a dieta de pacientes que fizeram cirurgia bariátrica:
Carnes | Frutas | Outros alimentos |
carnes vermelhas, carnes de ave, carnes de peixe, fígado de qualquer animal. | morango, kiwi, laranja, manga, limão, uva, acerola, goiaba, ameixa seca. | grão-de-bico, ervilha, lentilha, agrião, beterraba, cereais, aveia, castanhas, nozes, feijão. |
Vale ressaltar que há dois tipos de ferro: ferro heme e ferro não heme. O primeiro, presente somente nas carnes, é melhor absorvido pelo organismo. O segundo, presente nos vegetais e demais alimentos, precisa passar por uma série de processos para ser absorvidos no organismo.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend