Pedras na vesícula após cirurgia bariátrica

Pedras na vesícula após cirurgia bariátrica

Pedras na vesícula após bariátricaO surgimento de pedras na vesícula após cirurgia bariátrica é uma das preocupações mais comuns para pacientes.O cálculo na vesícula biliar, como também é conhecido, pode ocorrer por diversos fatores. Dentre eles, a rápida perda de peso, o que acontece após a redução do estômago por cirurgia bariátrica ou balão intragástrico (BIG)

A vesícula é um pequeno órgão em formato de bolsa conectado ao fígado e ao intestino por meio de tubos. Ela é responsável por armazenar a bílis, solução produzida pelo fígado, composta por substâncias como água, colesterol e sais. Essa solução é enviada para o intestino para ajudar na digestão de alimentos gordurosos, principalmente.

Por que surgem pedras na vesícula após cirurgia bariátrica?

O mecanismo que leva à formação de pedras na vesícula durante uma perda de peso acentuada ainda é pouco entendido. Mas as pesquisas mais avançadas associam o problema a uma mudança na composição da bílis: há um aumento de uma proteína chamada mucina, responsável por deixar a solução mais viscosa (grossa).

Sintomas de pedras na vesícula após cirurgia bariátrica

A formação de cristais na vesícula biliar pode causar extrema dor abdominal, conhecida como cólica abdominal. Isso porque esse material sólido impede a saída da bílis, que ao ficar armazenada na vesícula, faz o pequeno órgão em formato de bolsa se expandir.

Mas também pode ser que não haja nenhum desconforto. Esse é um dos motivos pelos quais os pacientes de cirurgia bariátrica são orientados e recebem encaminhamento para, após certo período de recuperação, realizar exames capazes de diagnosticar o problema, como o de ultrassonografia abdominal.

Tratamento das pedras na vesícula após cirurgia bariátrica

O tratamento indicado é a cirurgia para a retirada da vesícula com cálculo. Isso resolve a dor, mas exige do paciente uma dieta pobre em alimentos gordurosos após o procedimento. Para quem se recuperou de uma cirurgia bariátrica, isso pode não ser tão difícil. O fígado continuará produzindo a bílis normalmente.

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Comments are closed.

Send this to friend