Conheça o pré-operatório da cirurgia bariátrica
Se encaixar no IMC (Índice de Massa Corporal) indicado para a cirurgia bariátrica é apenas uma das exigências para estar apto a cirurgia. O passo seguinte é iniciar os procedimentos pré-operatórios.
Faz parte dos cuidados antes da operação exames além de consultas com cirurgião, cardiologista, endocrinologista, pneumologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Na avaliação com o cirurgião bariátrico serão avaliados peso, altura, tempo de tratamento com dietas, análise dos medicamentos usados para tentar perder peso, hábitos alimentos e rotina de exercício.
Para complementar o diagnóstico alguns exames serão solicitados, entre eles uma endoscopia digestiva alta, ultrassonografia de abdome total, ecocardiograma, prova de função pulmonar, eletrocardiograma, doppler de membros inferiores, polissonografia e testes laboratoriais, entre eles hemograma, ureia, creatinina, glicemia, análise de ferro, zinco e magnésio, colesterol, triglicérides, coagulograma, proteínas, urina, ácido úrico e vitaminas. Os demais especialistas também solicitam exames conforme acharem necessário, sendo que o nutricionista vai elaborar uma dieta baseada na rotina da pessoa, indicar uma boa alimentação pré-operatória, corrigindo possíveis deficiências, se existentes, inclusive com vitaminas e, principalmente, orientar a dieta pós-operatória. O fisioterapeuta vai explicar sobre os exercícios que devem ser feitos antes e depois da operação.
Durante este processo a pessoa também recebe informações de todos os profissionais e tira dúvidas sobre as vantagens e os riscos da cirurgia bariátrica e o método que será usado para auxilia-la na perda de peso.
Então, somente após a equipe médica considerar que a pessoa está pronta para o procedimento e houver liberação do psicólogo ela é liberada para agendar a cirurgia.
Send this to friend