Saiba qual a relação da obesidade com o diabetes
A obesidade é tida como um dos principais fatores para desencadear o diabetes, porém ela não é única responsável pela disfunção, afinal nem todo obeso é diabético. A pessoa com diabetes, além do excesso de peso geralmente tem predisposição genética ou interferência de fatores ambientais, em especial o sedentarismo.
Quando esse conjunto de fatores acontece a obesidade passa a ser mais um empecilho para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Para que a glicose seja transformada em energia, a insulina precisa se conectar às membranas das células permitindo a entrada dessa glicose. Em pessoas com acúmulo de gordura, em especial a abdominal há deficiência na quantidade de receptores que leva a resistência à insulina, aumentando a glicose e gerando o diabetes tipo 2.
A insulina tem outro papel importante no organismo, além de capturar a glicose ela gera a sensação de saciedade, porém quando essa informação não chega ao cérebro à fome não é inibida e a pessoa tende a engordar. Por isso a insulina tem relação tanto com a obesidade quanto com o diabetes.
Mas até agora a certeza sobre o assunto é que a pratica regular de atividade física e uma dieta balanceada tende a controlar a doença. Somente quando esses fatores não surtem efeito e não há controle de peso a pessoa deve ser submetida a uma avaliação para analisar se a cirurgia bariátrica seria a solução tanto para o diabetes desregulado, quanto para a perda do peso.
O diabetes desregulado aumenta as chances de problemas visuais, cardíacos, circulatórios, digestivos, renais e neurológicos. Já a obesidade tem relação com problemas ósseos e articulares, colesterol e até câncer.
Send this to friend