Saiba como funciona o emagrecimento após a cirurgia bariátrica
Uma das principais dúvidas das pessoas que decidem, em conjunto com o cirurgião bariátrico, optar pela cirurgia bariátrica é como se dá a perda de peso após o procedimento.
É importante reforçar que os quilos a menos na balança são apenas um dos benefícios da cirurgia bariátrica, pois além de eliminar a gordura indesejada a pessoa irá melhorar doenças associadas, como o diabetes e a hipertensão, além de ter mais qualidade e expectativa de vida.
Mas, quanto a perda de peso, na cirurgia de redução de estômago bypass gástrico em Y de Roux, estima-se que a pessoa, no decorrer do tratamento, perca até 40% do peso inicial, ou seja, do peso antes da operação.
Porém, essa redução de gordura acontece aos poucos. Sendo que o primeiro mês é o período que nota-se uma perda mais acentuada, chegando a 10% do peso corporal, graças a associação das alterações metabólicas à dieta hipocalórica.
A partir do segundo mês os números na balança também caem mais, essa taxa tende a diminuir atingindo 6% do peso inicial. Já a partir do terceiro mês perde-se aproximadamente 4% do peso, atingindo um total de 20% em apenas três meses.
Quanto ao restante dos esperados 40%, o emagrecimento se dá em cerca de um ano, um ano e meio.
Mas, para atingir a meta desejada, além da cirurgia bariátrica a pessoa deve aderir a uma alimentação saudável e balanceada e dar início a prática de uma atividade física pelo menos três vezes na semana assim que o cirurgião bariátrico ou a fisioterapeuta liberar.
É normal durante esse período a pessoa operada passar pela fase chamada de platô, em que a perda de peso fica estacionada por algum tempo. Porém, não deve haver desespero, aos poucos a perda de peso será continuada. Somente em situações que essa condição se estender por muito tempo é que o cirurgião bariátrico e a nutricionista vão reaver a dieta para atingir todos os benefícios do tratamento.
Send this to friend