Por que fazer uma cirurgia bariátrica?
Os benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica vão muito além da perda de peso. Através da redução do estômago a pessoa poderá ter a remissão de doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, apneia obstrutiva do sono, colesterol aumentado, problemas ortopédicos, queda no risco de mortalidade e consequentemente aumento na expectativa e qualidade de vida.
Com isso, a cirurgia bariátrica e metabólica é indicada quando a pessoa não consegue perder peso e melhorar a qualidade de vida através de uma dieta balanceada, da prática regular de exercícios e nem mesmo com a ingestão de medicamentos. Quando todas essas tentativas estiverem esgotadas a cirurgia bariátrica é apresentada como uma opção eficaz para tratar a obesidade mórbida.
A pessoa é considerada apta ao procedimento quando o Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 40 Kg/m², independente da presença de comorbidades ou quando esse mesmo IMC estiver entre 35 e 40 Kg/m², porém com comorbidades que tenham relação com o excesso de peso.
A cirurgia bariátrica em adolescentes abaixo de 16 anos é considerada experimental, e, portanto, só poderá ser realizada em projetos de pesquisa clínica aprovados por comitês de ética.
Em pacientes adolescentes entre 16 a 18 anos, é necessária uma avaliação de risco/benefício, e também a presença de um pediatra na equipe multiprofissional, além de exame comprovando consolidação do crescimento ósseo do paciente.
Em idosos acima de 65 anos, o procedimento é liberado, mas exige exame do caso por “equipe multiprofissional” para avaliar riscos envolvidos.
A cirurgia bariátrica não é indicada em casos de pessoas com limitação intelectual significativa, em pessoas com quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, em pessoas com consumo de álcool exagerado ou drogas.
Os riscos do procedimento são semelhantes a qualquer outra cirurgia abdominal, por isso a operação deve ser realizada no hospital com estrutura e profissionais qualificados.
Send this to friend