Bariátrica ajuda no controle do diabetes tipo 2
O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue. Essa situação acontece por dois fatores: ou há defeitos na secreção do hormônio insulina ou sua ação não é tão eficiente.
A principal função da insulina é promover a entrada da glicose nas células para que elas possam ser aproveitadas nas atividades celulares. Quando isso não acontece há acúmulo de glicose no sangue.
Especificamente no caso do diabetes tipo 2 o pâncreas produz insulina, porém essa não consegue ser suficiente para toda a quantidade de glicose. Na pessoa submetida à cirurgia bariátrica, isso é otimizado, podendo assim controlar ou até curar o diabetes tipo 2.
Por isso, a cirurgia bariátrica tem sido indicada para pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 35 kg/m² com doenças associadas, como o diabetes tipo 2, lembrando que para aqueles que têm diabetes mas não são obesos o procedimento é considerado experimental, e, portanto, só poderá ser realizada em projetos de pesquisa clínica aprovados por comitês de ética.
Nas pessoas consideradas ideais para a cirurgia, o procedimento aumenta a chance de regressão do diabetes e diminui as complicações decorrentes da patologia, quando comparado ao tratamento convencional feito por meio de medicamentos. Sendo que os benefícios contribuem com resultados em longo prazo.
Outro ponto a se considerar é que as pessoas submetidas à cirurgia bariátrica reduzem a mortalidade relacionada ao diabetes, quando comparados ao não operados.
Para a cirurgia bariátrica a pessoa deve se enquadrar no limite de IMC e não ter conseguido perder peso com uma dieta balanceada, prática regular de uma atividade ou uso de medicamentos acompanhados por um especialista por pelo menos dois anos.
Send this to friend