Nos últimos textos falamos sobre diversos tipos de complicações após a cirurgia bariátrica. Agora, você vai ler sobre hérnias internas.
Quando o paciente perde muito peso após a cirurgia bariátrica, a parte interna do abdômen fica com menos gordura, e as alças intestinais ficam mais soltas, diante disso, algumas hérnias internas podem se formar.
Quando o procedimento por Bypass gástrico em Y de Roux é realizado, a formação de hérnia pode surgir em dois lugares, mas a incidência é baixa. Uma é pela alça intestinal que é ligada ao estômago e, outra é na alça intestinal ligada ao intestino. A maior parte dos cirurgiões bariátricos já faz o fechamento desse espaço durante o próprio procedimento, o que diminui muito a incidência deste mal. Os sintomas podem não ser muito significativos, porém pode ocorrer dor abdominal intensa, náusea e vômitos.
A hérnia interna pode ser vista por meio de exames de imagem como a tomografia computadorizada (TC) do abdome. As vezes pode ser necessário fazer uma laparoscopia (procedimento não muito invasivo), onde uma vez constatada, se coloca o intestino no lugar e é possível costurar as aberturas para que a hérnia interna não retorne. Em casos mais graves, uma cirurgia convencional ou aberta pode ser realizada, possivelmente com a necessidade da retirada de uma parte do intestino.
Lembre-se, manter seu médico sempre informado e atender expressamente às suas orientações ajudará a tornar o seu pós-operatório muito mais seguro e tranquilo.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend