A complicação após a cirurgia bariátrica que será abordada hoje é a trombose venosa profunda (TVP) que consiste na formação de coágulos dentro dos vasos dos membros inferiores. A incidência para que isso ocorra é pequena, mas mesmo assim, todas as precauções devem ser adotadas.
A trombose venosa profunda após a cirurgia de redução de estômago pode ser assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada e rigidez da musculatura, especialmente na panturrilha (batata da perna).
Algumas medidas que podem ser seguidas durante e após a cirurgia bariátrica para evitar a trombose:
– Uso de meias compressivas anti trombos, pois elas estimulam a circulação sanguínea durante e após a cirurgia; para saber mais sobre meias anti trombo, clique aqui.
– Procure andar logo apos a gastroplastia a menos que tenha alguma contra indicação;
– Uso de medicamentos anticoagulantes que previnem a formação de trombos dentro dos vasos sanguíneos. Os anticoagulantes devem ser iniciado durante a cirurgia, devendo permanecer por 10 dias, a não ser que haja alguma contra indicação como sangramentos abdominais, enterorragia (sangue nas fezes) ou grandes hematomas. Existem alguns anticoagulantes no mercado, seu medico saberá qual melhor se adapta para o seu caso.
Em caso de dúvidas procure seu médico cirurgião bariátrico!
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend