A Vitamina E ou tocoferol é um importante aliado para manutenção da saúde de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. É uma vitamina lipossolúvel, portanto, precisa de bile e suco pancreático para ser adequadamente aproveitada pelo organismo.
A vitamina E é absorvida na porção superior do intestino delgado e, logo depois, transportada até chegar aos tecidos, onde será armazenada.
Por ser um poderoso antioxidante, cujas propriedades colaboram com a manutenção do sistema nervoso, a Vitamina E previne doenças, desacelera a deterioração associada ao envelhecimento das células, e desempenha um papel fundamental na proteção do organismo. Além disso, ela é fator importante na questão fertilidade, tanto masculina quanto feminina.
Falta de Vitamina E após a Cirurgia Bariátrica
Após as gastroplastia com o uso de técnicas de Bypass Gastrico em Y de Roux ou Fobi Capella e Derivação Biliopancreatica o organismo vai absorver menos gordura e vai necessitar de maiores cuidados na ingesta de vitaminas liposolúveis, pois qualquer descuido pode provocar o aparecimento de doenças tais como: problemas do aparelho reprodutor do homem e da mulher, queda de cabelo, pele e cabelos secos e sem vida, síndrome do climatério, distrofias musculares, diversos tipos de anemias, insônia, problemas do sistema nervoso, cistos na mama, cansaço excessivo, desânimo, taquicardia, infarto do miocárdio, arteriosclerose, doença vascular periférica, trombose, embolia, tendinite, tromboflebite, cãibras, dificuldades na cicatrização, agregação plaquetária, e síndrome de má absorção.
Após passar pelo procedimento de gastroplastia, uma das recomendações médicas é de que o paciente reduza quantidade e melhore a qualidade dos lipídeos (gorduras) ingeridos, e, a fim de evitar exageros calóricos, carência vitamínica ou perda significativa de seu aproveitamento, o paciente deve seguir, rigorosamente, as orientações dadas pelo cirurgião bariátrico e pelo nutricionista. Assim sendo, o paciente vai passar a consumir gorduras, apenas, na quantidade e periodicidade indicadas, usando as fonte sugeridas.
Vitamina E na Dieta após a Gastroplastia
A dose diária de vitamina E para um adulto é de 10 a 30 mg, mas os potenciais efeitos antioxidantes da vitamina E podem ser alcançados com suplementações de 100 a 400 IU/dia. No entanto, não há uma recomendação terapêutica considerada ideal ou claramente definida.
Os alimentos ricos em vitamina E são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como os vegetais folhosos verde escuros (alface, espinafre e agrião), sementes de girassol, amêndoas, avelãs, castanha do Pará, amendoim, milho, abacate, óleos de cártamo, de milho e de girassol, e cereais integrais como gérmen de trigo, por exemplo. Porém, a gema do ovo e o fígado também são ricos nesta vitamina.
O refinamento de grãos diminui seu teor de vitamina E, o processamento comercial e o armazenamento do alimento, também. O cozimento dos alimentos em temperaturas elevadas destrói a vitamina E. Por isso, um óleo poliinsaturado não tem valor como fonte de vitamina E se for usado para fritura. Suas melhores fontes são alimentos frescos e levemente processados, assim como aqueles que não são cozidos por muito tempo. Enfim, não devemos ingerir frituras, de espécie alguma, e alimentos cozidos em altas temperaturas por muito tempo, isso elimina a Vitamina E
A vitamina E não engorda, pois não está envolvida no metabolismo energético. No entanto, é encontrada nos alimentos mais gordurosos, geralmente muito calóricos e que, quando consumidos em excesso, podem favorecer o ganho de peso.
Para saber a repeito de outras vitaminas, clique aqui.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend