Queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é normal?

Queda de cabelo após a Cirurgia Bariátrica

Durante o período pós-operatório de redução de estômago, o paciente submetido à cirurgia bariátrica (gastroplastia) pode notar um aumento na queda dos cabelos. Porém, quando ocorre, esse é um processo normal devido à adaptação do corpo.

Uma discreta queda de cabelo pode acontecer em até 70% dos pacientes durante o processo de emagrecimento, após a cirurgia bariátrica. Este fato ocorre geralmente entre o terceiro e quarto mês após a redução de estômago e se estende até o oitavo e, é motivado pela rápida perda de peso que faz com que o organismo economize na produção de proteínas, zinco e nutrientes fundamentais para a manutenção dos cabelos.

Considera-se que o uso de vitaminas específicas para os cabelos e para as unhas são fundamentais nesta fase de pós-operatório da cirurgia para redução do estômago.

Como amenizar a queda de cabelo após a gastroplastia?

A principal forma de diminuir a queda de cabelos após a cirurgia bariátrica é consumir alimentos ricos em proteínas como leite, carnes, clara de ovo, queijos brancos, cereais integrais, castanhas, feijão, grão de bico, ervilhas e bastante água. Bem como, alimentos repletos de zinco como carnes de vaca, amendoim e legumes. Tudo de acordo com a fase de dieta que o paciente esteja.

Entenda cada fase da alimentação em “dieta” neste link

Se a queda de cabelo persistir após o oitavo mês, período em que a perda é geralmente controlada, o paciente deverá procurar o seu médico ou nutricionista para identificar as possíveis causas.

Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão*

*O Dr. Thales Delmondes Galvão atende no Gastro Obeso Center

 

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend