O que fazer para não engordar após a cirurgia bariátrica

Portrait of young healthy girl on home scales.

O que fazer para não engordar após a cirurgia bariátrica.

Estimativas apontam que entre 10% e 15% das pessoas que fazem a cirurgia bariátrica (redução de estômago) voltam a ganhar peso e em alguns casos recuperam todo o peso mesmo com o estômago reduzido.
O principal motivo para o ganho de peso posterior é a não adesão ao tratamento, que não se resume apenas às cirurgias bariátricas. O tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, com cirurgião bariátrico, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, já que o paciente deverá aprender a viver de uma maneira diferente.
A realidade comprova a necessidade do acompanhamento multidisciplinar, pois é nele que o paciente vai se acostumar com a adoção dos novos hábitos de vida, que devem começar logo após a realização da cirurgia e incluem a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, entre outras medidas recomendadas pelos profissionais que compõem esse atendimento multidisciplinar.
É importante ressaltar que apesar da perda de peso acelerada nos dois primeiros anos após a cirurgia, não é apenas a redução de estômago que vai fazer a pessoa manter o peso perdido e, sim, ela ir tomando consciência e mudar gradualmente os seus velhos e nada saudáveis hábitos.
Mudar o comportamento não é tarefa fácil, por isso a necessidade do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.
A cirurgia bariátrica vem se destacando cada vez mais por ser um procedimento que ajuda a combater a obesidade e consequentemente reduzindo suas implicações como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, apneia do sono, problemas ortopédicos, além de levantar a autoestima da pessoa que sofre com o problema.
Não por acaso, a obesidade vem sendo debatida como um sério problema no mundo todo como sendo consequência dos hábitos de vida pouco saudáveis adotados pela população atualmente, que vive sedentária e com alimentação de alto teor calórico e baixo teor nutritivo.
Por isso, controlar o consumo dos alimentos, mesmo que não necessite da cirurgia bariátrica e praticar exercícios físicos é muito importante.

Os comentários estão encerrados.

Send this to friend