A cirurgia bariátrica (gastroplastia) traz melhorias para a fertilidade e a condição de saúde da mulher. O período de gestação é visto como seguro e com menos riscos de complicações do que o de pacientes obesas, pois uma vez que a gravidez ocorre durante a obesidade poderia causar diabetes gestacional, doença hipertensiva especifica da gravidez, parto prematuro entre outras enfermidades que podem prejudicar a mãe e o bebê.
Porém, nos primeiros meses após a cirurgia bariátrica, a paciente tende a perder grande quantidade de peso, rapidamente. Diante disso, não é recomendável uma gestação logo após a cirurgia bariátrica. Pesquisadores recomendam o aguardo de 12 a 18 meses após a cirurgia da obesidade, para ter filhos. É de suma importância o acompanhamento com nutricionista, cirurgião bariátrico e obstetra, bem como que a paciente faça exames a cada trimestre para verificar se há alguma carência de nutrientes.
É importante lembrar que, com o aumento da fertilidade, mulheres que mantinham relações sexuais quando obesas, depois da cirurgia bariátrica tendem a engravidar mais facilmente. Por isso é recomendado o uso de preservativos e das demais precauções no primeiro ano após a redução de estômago. As pacientes que tiverem engravidado antes desse período não devem se preocupar, apenas manter o acompanhamento médico durante toda a gestação, informando ter realizado o procedimento para redução de peso.
Para as mulheres que pretendem engravidar após a cirurgia bariátrica é importante lembrar que o quadro clínico de uma forma geral é melhorado com a perda de peso. Levando à uma gravidez mais segura.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend