Após alguns meses da cirurgia bariátrica, algumas pessoas dizem ter a sensação de que sentem muito mais frio que antes da gastroplastia.
A explicação para esse frio após a cirurgia de redução do estômago é muito simples, a gordura oferece uma “capa protetora” ao indivíduo. Na verdade, o nome desta proteção é tecido adiposo, que serve também como reservatório energético. Ele atua como uma espécie de isolante térmico.
Com a perda de gordura após a gastroplastia, é como se a pessoa estivesse com menos proteção. E com isso, a sensação de frio é muito maior a que tinha antes de emagrecer.
Outro fator que faz diferença neste momento é que no inverno as pessoas tendem a consumir bebidas e/ou comidas mais calóricas para diminuir a sensação de frio e aumentar a sensação de conforto. O paciente em processo de pós-operatório da cirurgia bariátrica não consome alimentos deste tipo, tendendo a sentir a falta da sensação de conforto que estas bebidas e/ou comidas trazem.
A tendência é que, com o passar dos anos, o organismo se adapte à falta desta camada, que muitas vezes existia em excesso, e o paciente passe a não sentir tanto frio quanto neste primeiro período de pós-operatório da cirurgia da obesidade.
Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão
Send this to friend